Artesanato
pode parecer fácil, simples e prático, mas quem trabalha com isso sabe que é
preciso muita dedicação, talento e carinho para se dar bem nessa vertente. As
habilidades manuais contam muito para o sucesso da empreitada, mas nem sempre é
fácil se lançar como artesão em um mercado altamente competitivo, onde muitas
pessoas se jogam sem planejamento mercadológico ou até mesmo sem produtos que
possam fazer alguma diferença – e gerar necessidade – na vida das pessoas.
Trabalhar com artesanato pode ir desde a vender
brincos manufaturados na praça até montar uma grande oficina com os trabalhos
do artesão, e o tamanho dessa vontade depende, principalmente, de como o
artista quer se posicionar no mercado. Mesmo quem vende brincos em um painel de
pano pode ter tanto sucesso quanto quem abre uma oficina, já que brincos são
mais fáceis de vender, e gerar desejo e necessidade de consumo, do que quadros
ou objetos do lar, por exemplo.
Para quem tem o talento, a
habilidade e a vontade de ser um grande nome no mercado artesão a dica é
trabalhar com o que realmente o mercado necessita naquele momento. Uma das
formas mais eficazes de descobrir as carências do mercado de artesanato é pesquisar de onde
está vindo a maior demanda. Uma boa dica para os artesãos que querem se
profissionalizar e abrir seu próprio negócio é buscar trabalhar com as
tendências específicas desse mercado – como as festas, por exemplo. É possível
fazer um bom mercado, com bons clientes, trabalhando com artigos de
lembrancinhas para casamentos, batizados, festas de 15 anos,
bodas ou até mesmo festinhas de criança, que sempre são realizadas de forma
temática e podem render um bom trabalho (e boa clientela) aos artesãos que se
mantiverem antenados.
Nesses casos, ter fontes de
propaganda é uma iniciativa imprescindível. Para quem tem pouco capital inicial
de giro a dica é contar com as redes sociais, que são um meio de divulgação
gratuito e podem ser muito úteis na hora de “digitalizar” o famoso boca a boca,
que faz qualquer empresário – e não só o artesão – se destacar no concorrido
mercado de sua área.