domingo, 2 de junho de 2013

Dicas para se tornar um bom artesão


            Artesanato pode parecer fácil, simples e prático, mas quem trabalha com isso sabe que é preciso muita dedicação, talento e carinho para se dar bem nessa vertente. As habilidades manuais contam muito para o sucesso da empreitada, mas nem sempre é fácil se lançar como artesão em um mercado altamente competitivo, onde muitas pessoas se jogam sem planejamento mercadológico ou até mesmo sem produtos que possam fazer alguma diferença – e gerar necessidade – na vida das pessoas.
Trabalhar com artesanato pode ir desde a vender brincos manufaturados na praça até montar uma grande oficina com os trabalhos do artesão, e o tamanho dessa vontade depende, principalmente, de como o artista quer se posicionar no mercado. Mesmo quem vende brincos em um painel de pano pode ter tanto sucesso quanto quem abre uma oficina, já que brincos são mais fáceis de vender, e gerar desejo e necessidade de consumo, do que quadros ou objetos do lar, por exemplo.
Para quem tem o talento, a habilidade e a vontade de ser um grande nome no mercado artesão a dica é trabalhar com o que realmente o mercado necessita naquele momento. Uma das formas mais eficazes de descobrir as carências do mercado de artesanato é pesquisar de onde está vindo a maior demanda. Uma boa dica para os artesãos que querem se profissionalizar e abrir seu próprio negócio é buscar trabalhar com as tendências específicas desse mercado – como as festas, por exemplo. É possível fazer um bom mercado, com bons clientes, trabalhando com artigos de lembrancinhas para casamentos, batizados, festas de 15 anos, bodas ou até mesmo festinhas de criança, que sempre são realizadas de forma temática e podem render um bom trabalho (e boa clientela) aos artesãos que se mantiverem antenados.
Nesses casos, ter fontes de propaganda é uma iniciativa imprescindível. Para quem tem pouco capital inicial de giro a dica é contar com as redes sociais, que são um meio de divulgação gratuito e podem ser muito úteis na hora de “digitalizar” o famoso boca a boca, que faz qualquer empresário – e não só o artesão – se destacar no concorrido mercado de sua área.


14 comentários:

  1. Gracias por compartir esta entrada

    Me has dado unas buenisimas ideas para agrandar mi taller

    Besitos mi niña

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Gostei muito desse post.
    Conheci seu blog através do Fuxikitos e Cia. também tenho um blog sobre artesanato com divulgação dos meus trabalhos, quando tiver um tempinho passa lá pra conhecer.

    http://www.fabifelixartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também conheci seu blog através do FuxiKitos e Cia ,muito lindos seus cadernos decorados,um ótimo final de semana ,bjs.http://crismandarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi vi seu blog na União de blogueiras artesãs, já estou te seguindo, bjs.
    www.crochetelinhasdaciene.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi flor!
    te visitei e adorei!

    Parabéns pelo blog e pelas postagens.
    Adorei ler esta, pois ser um bom artsão implica em tanta coisa não é?

    Eu vou tentando amiga, do meu jeitinho..mas com carinho!

    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  6. olá,vim fazer uma visita e deixar meu carinho,seu post está ótimo,ser artesã não simples como muitos pensam;Se puder venha ao meu blog,será muito bem vinda.Bjus.Tania Mara
    www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas dicas.
    Vim através do Blogueiras Unidas. Te seguindo. Se quiser, passa lá no meu cantinho.
    Blog: http://baudafilo.blogspot.com
    Pág/face: https://www.facebook.com/baudafilobyliviaesuca
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    ♥Vim conhecer o teu cantinho, lindo demais!!! Estou te seguindo, aguardo vc lá no meu cantinho!!! ♥ http://beeartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Querida Tania! Depois de alguns meses afastada, hoje entrei no blog para ver como estavam as coisas e fiquei feliz pelas novidades que trouxe. Acabei de visitas o blog União de Blogueiras Artesãs, já estou seguindo e estou mosaico. Vou divulgar a logo.
    Passei por momentos difíceis de saúde, por isso me afastei. Estou retornando a minha rotina de vida aos poucos, por isso, vou tentar quando possível retribuir as visitas que recebi e as que ainda não fiz.
    Obrigada! Bjoss!!

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga,muito feliz com seu retorno,viu,Espero vê-la mais vezes muitas bençãos pra vc,Tania Mara

    ResponderExcluir
  11. Olá!=D

    Estou visitando o seu blog através da lista do blog União de Blogueiras Artesãs.
    A sua visita no meu será muito bem vinda!
    Se gostar de lá e quiser seguir, fará a minha alegria!*-*

    Sucesso, linda!;)

    http://lacre-cd-e-croche.blogspot.com.br

    ***

    A dica é muito boa!
    Obrigada por compartilhar!
    Küsse!^^

    ResponderExcluir
  12. Amei o seu blog! Muito show esse texto!
    me visite: http://andypatchwork.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga,passando para deixar meu carinho e os votos de um ano novo cheio de alegrias e muita paz,bjus Tania Mara

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, Tania! Feliz 2014!! Mta saúde, sucesso e felicidades!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir